Lipoaspiração

A lipospiração tem por objetivo remover pontos de gordura localizada, proporcionando um contorno corporal mais harmonioso e atraente. É indicada quando mesmo após dieta e exercícios físicos a gordura não é eliminada. Não é uma cirurgia para emagrecimento ou perda de peso. Pode ser realizada no abdômen, nos culotes, parte interna de coxas, iregião dorsal, face interna de joelhos, braços, e região do pescoço.

O procedimento é realizado introduzindo-se, através de mínimas incisões, uma cânula conectada a um aparelho que produz vácuo. Essa é a essência da lipoaspiração. Existem algumas variações como : Vibro Lipo em que um motor auxilia o cirurgião no movimento de vai e vem, Lipo Ultrassônica na qual um aparelho de ultrassom implode as células de gordura que entram em ressônancia com a frequência do aparelho, e a Lipo a Laser em que uma fibra ótica conduz o feixe que auxilia na destruição das células de gordura. É muito importante salientar que a essência da lipoaspiração é basicamente "sugar"a gordura. As variações podem ser válidas em situações específicas, porém carecem de estudos de revisão que atestem a sua eficácia.

Afirmar que um método é melhor que o outro, do ponto de vista científico, não é correto. Nomes fantasia como Smart Lipo ou Lipo Express, não tem embasamento científico algum.

A resolução do Conselho Federal de Medicina (C.F.M.) limita a quantidade a ser aspirada: 7% do peso corporal.

As células de gordura são retiradas de forma definitiva, dessa forma, se houver o ganho de peso no pós operatório, a tendência é de engordar menos nas regiões aspiradas e mais em outras regiões, mantendo a forma harmoniosa. Muitas vezes a retirada de gordura de uma região destaca a região vizinha ( dando a impressão que esta última aumentou de volume). É importante lembrarmos que o mais importante é dar formato ao corpo, e não tentar remover exaustivamente toda a gordura. O importante  não é o que sai, e sim o que fica.

A qualidade da pele é importantíssimo nessa cirurgia. Quanto maior a capacidade de retração, melhor o resultado.

Quando se avaliar necessário, a mesma gordura aspirada, pode ser injetada: é a chamada lipoescultura. A área mais comum para a injeção de gordura ou lipoenxertia é a região glútea. Uma parte da gordura injetada é reabsorvida pelo organismo, porém as células de gordura que se integrarem o farão permanentemente. Sabendo que parte do injetado será reabsorvido, é comum calcular a quantidade de gordura injetada para que o volume final seja o desejado.

A anestesia é a anestesia geral ou a raqui/peri anestesia. Inchaço é comum no primeiro mês po's operatório e os resultados finais serão vistos com 6 meses. As cicatrizes são mínimas, algo em torno de 5 a 7 mm, e ficam em regiões escondidas. O tempo de afastamento do trabalho assim como o retorno às atividades físicas pode variar muito conforme o tamanho da área aspirada, porém em média podemos falar que de 1 a 2 semanas para o retorno ao trabalho e 1 mês para o retorno às atividades físicas leves.

Agende sua consulta

Obrigado pela mensagem!

Se preferir, envie um WhatsApp

Agende sua consulta

Obrigado pela mensagem!

Se preferir, envie um WhatsApp

Agende sua consulta

Obrigado pela mensagem!

Se preferir, envie um WhatsApp