
Ginecomastia
A ginecomastia é o desenvolvimento da região mamária masculina - unilateral ou bilateral -, e é causada pelo aumento da glândula mamária ou pelo desenvolvimento do tecido adiposo da região. A ginecomastia é mais comum em 3 fases da vida: Logo após o nascimento (hormônios da mãe ainda circulam no feto), na adolescência (por um desequilíbrio hormonal) ou ainda na andropausa (pela diminuição da testosterona) .

Na infância e na adolescência, é comum a regressão total após um tempo de espera. Inúmeras causas podem gerar a ginecomastia entre elas: genéticas , medicamentosas, uso de hormônios anabolizantes, alterações hormonais, uso de maconha, ou idiopáticas (sem causa determinada)
Antes de operar, é recomendado que o paciente passe em uma avaliação do endocrinologista e é prudente um período de espera, pois pode haver regressão espontânea.
Quando existe apenas o excesso de gordura, apenas a lipoaspiração é suficiente para resolver. Quando existe aumento da glândula, esta deve ser removida através de uma incisão ao redor da aréola.
Se o aumento de volume for muito grande, pode ser necessário a remoção do excesso de pele, e neste caso, a cicatriz é um pouco maior.A anestesia é geral ou local com sedação, e a cirurgia leva em torno de 2 horas. A alta é preogramada para o mesmo dia. O uso do colete compressivo é recomendado por 4 semanas.