CÂNCER DE PELE

Quais são os tipos mais comuns de Câncer de Pele?

 

Os três tipos mais comuns de Câncer de Pele são: Carcinoma Basocular (que corresponde a cerca de 70% dos Cânceres de Pele), Carcinoma Espinocelular (correspondendo a cerca de 25%) e o melanoma (que representa menos de 5%).

Quais são os sinais e sintomas mais comuns de Câncer de Pele?

 

, Uma dúvida é muito comum e sempre é perguntada: Câncer de Pele costuma doer ou coçar?

A resposta é não! A maioria dos cânceres de pele não costumam doer nem coçar, e por este motivo, muitas vezes as pessoas negligenciam a lesão e postergam a ida ao médico. Claro que o câncer de pele pode doer, e se isto está acontecendo você deve ter uma atenção redobrada para que seja um câncer, mas não confie nesses sintomas para descartar que a lesão é ou não é um câncer de pele.

Como os sinais e sintomas mais comuns variam muito conforme o tipo de câncer de pele, eles serão descritos individualmente abaixo:

Carcinoma Basocelular

O carcinoma basocelular (C.B.C.) apresenta-se tipicamente como uma elevação ou nódulo (bolinha) branca ou perolado, ou de cor rosa. Costumam aparecer na face, orelhas ou pescoço. Essas bolinhas podem sangrar ou desenvolver uma crosta. Também pode aparecer como lesões marrons ou escuras e nestes casos são chamadas de Carcinoma Basocelular pigmentados.

Podem ter o aspecto de uma mancha rosa similar ao eczema ou uma área de micose, e não é incomum o paciente ter tratado a região com pomadas até que foi feita uma biópsia revelando ser câncer. 

Feridas abertas que não cicatrizam, sangram e formam crostas são sinais de um câncer mis avançado.

Em geral, o carcinoma basocelular é um câncer de crescimento lento e é extramamente raro, quase impossível, que ele metastatize para outras áreas do corpo. Em casos negligênciados por muitos anos o tumor pode invadir tecidos profundos como músculos e ossos.

Onde o Carcinoma Basocelular costuma ocorrer?

A maioria dos carcinomas basocelulares é um resultado de longa exposição repetida ao sol ou ocasional exposição solar intensa. É por isso que o câncer é mais comum em áreas da pele regularmente expostas ao sol, incluindo o rosto, nariz, pescoço, couro cabeludo, ombros, costas e orelhas.

Carcinoma Espinocelular

O Carcinoma Espinocelular (C.E.C. ou Carcinoma de células escamosas) é o segundo tipo mais comum de câncer de pele. Na maioria dos casos, é causada pela exposição repetida aos raios UV ao longo do tempo.

O carcinoma de células escamosas geralmente aparece pela primeira vez como uma placa avermelhada, que descasca, às vezes com crostas, que crescem progressivamente podem e desenvolver uma úlcera (ferida). Podem também aparecer como um crescimento semelhante a verrugas que pode sangrar repetidamente. 

Onde o Carcinoma Espinocelular costuma ocorrer?

O carcinoma espinocelular geralmente aparece em áreas da pele que estão expostas ao sol, como face, orelhas, lábios, braços, pernas e partes superiores das mãos, mas também pode aparecer mais raramente em áreas não comumente expostas ao sol. Uma curiosidade é que no vermelhão dos lábios não existem carcinomas basocelulares, apenas espinocelulares.

 

Melanoma

O melanoma é o tipo de câncer de pele menos comum, porém é o mais letal. O melanoma começa nos melanócitos encontrados na camada mais interna da epiderme (a camada superior da nossa pele). Ocorre quando essas células se comportam de forma anormal, crescendo excessivamente e se espalhando no local. Cerca de um terço dos melanomas se originam de pintas que os pacientes já possuem de longa data, e dois terços se originam de uma área de pele onde não havia uma pinta.

Onde o melanoma costuma ocorrer?

O melanoma pode ocorrer em qualquer parte do corpo, incluindo áreas não expostas ao sol, como no interior da boca ou nas palmas das mãos e planta dos pés. Os homens são mais propensos a ter melanomas nas costas e tronco, enquanto as mulheres são mais propensos a apresentar nas pernas. O melanoma está mais associado a episódios de queimaduras solares, ao contrário do carcinoma espinocelular que está associado à exposição crônica ao sol.

Em pacientes asiáticos e negros é mais comum um subtipo de melanoma que aparece na região da palma das mãos e planta dos pés.

O Dr. Ivan pode te ajudar

Conheça os três tipos de Câncer de pele

CARCINOMA BASOCELULAR
CARCINOMA ESPINOCELULAR
MELANOMA

Agende sua consulta

Se preferir, envie um WhatsApp

Agende sua consulta

Se preferir, envie um WhatsApp

© 2019 by Ivan Dunshee