Lifing Facial

O inexorável processo de envelhecimento, permite nos dizer a idade de uma pessoa, com razoável precisão, apenas olhando para a fotografia de seu rosto. Alguns fatores contribuem para um envelhecimento precoce como a grande exposição prévia ao sol, tabagismo, e uma musculatura facial muito ativa, provocando rugas no rosto, além de claro uma predisposição genética.

A cirurgia de lifting facial diferentemente do passado (30 anos atrás), em que a preocupação do cirurgião era deixar a pele do rosto esticada, tem como meta reposicionar as bolsas de gordura e tecidos conectivos da face que estão deslocadas e retirar apenas a quantidade de pele excedente. Com isso, hoje em dia se obtém resultados muito mais naturais e cicatrizes mais discretas. O nome técnico dessa cirurgia é ritidoplastia, e o seu nome vem de rítides, sinônimo de rugas. Incisões cirúrgicas são feitas ao redor da orelha, o que permite ter acesso a praticamente o rosto inteiro. 

 O reposicionamento dos tecidos deslocados é fundamental no processo de rejuvenescimento, melhorando o excesso de volume na parte inferior da bochecha (popularmente conhecido como "buldog"), reduzindo o sulco naso-labial marcado (popularmente conhecido como "bigode-chinês") e reestabelecendo o volume na região malar ("maçã do rosto"). A técnica utilizada para esse reposicionamento pode ser a plicatura do SMAS (tecido conectivo da face intimamente interligado às bolsas de gordura), a dissecção e ressecção do SMAS, ou a dissecção e o imbricamento. Não existe técnica melhor ou pior, existe a técnica melhor para cada caso.

Através de uma incisão logo abaixo do queixo, é possível realizar uma plicatura (costura) da musculatura do pescoço, reduzindo a papada. Através de incisões na região do couro cabeludo é possível tratar também as sombrancelhas caídas e a região da testa .

Após essa etapa é feita a remoção de pele, que é mínima, apenas suficiente para que o rosto seja envolvido sem excessos de pele, deixando o resultado mais natural e as cicatrizes mais discretas, já que estarão sem tensão. Recentemente tem se dado mais atenção à injeção de gordura no rosto, em áreas que perderam volume, o que por vezes dá um aspecto jovial.

A anestesia é geral e o procedimento dura em torno de 4 horas. Após a cirurgia o paciente sai com um enfaixamento na cabeça que deverá ser removido após 48 horas. Deve se evitar o calor nos primeiros dias, assim como o uso de maquiagem. A retirada de pontos ocorre entre ume e 2 semanas. A cicatriz se localiza ao redor da orelha e tende a amadurecer com o tempo tornando-se mais discreta. O tempo de retorno às atividades é de 2 semanas. Enquanto houver equimoses é importante evitar o sol. Exercícios físicos leves após 1 mês.

Uma alternativa para quem tem alteração apenas no terço inferior (região abaixo da boca), principalmente a papada, é o mini lifiting. A cirurgia consiste nos mesmos passos, porém a área de descolamento é menor. Com essa cirurgia trata-se apenas essa região, porém o tempo de recuperação e o tempo de retorno às atividades são menores.

Agende sua consulta

Se preferir, envie um WhatsApp

Agende sua consulta

Se preferir, envie um WhatsApp

Agende sua consulta

Se preferir, envie um WhatsApp

© 2019 by Ivan Dunshee